terça-feira, 13 de novembro de 2012

1A_ ROMANTISMO


ROMANTISMO
  

A arte da burguesia> Movimento que proclama a liberdade de criação e de expressão.
Artes Plásticas
Nas artes plásticas, o Romantismo deixou importantes marcas. Artistas como o espanhol Francisco Goya e o francês Eugène Delacroix são os maiores representantes da pintura desta fase. Estes artistas representavam a natureza, os problemas sociais e urbanos, valorizavam as emoções e os sentimentos em suas obras de arte. Na Alemanha, podemos destacar as obras místicas de Caspar David Friedrich, enquanto na Inglaterra John Constable traçava obras com forte crítica à urbanização e aos problemas gerados pela Revolução Industrial.
Literatura
Os poetas românticos usavam e abusavam das metáforas, palavras estrangeiras, frases diretas e comparações. Os principais temas abordados eram: amores platônicos, acontecimentos históricos nacionais, a morte e seus mistérios.
As principais obras românticas são: Cantos e Inocência do poeta inglês William Blake, Os Sofrimentos do Jovem Werther e Fausto do alemão Goethe, Baladas Líricas do inglês William Wordsworth e diversas poesias de Lord Byron. Na França, destaca-se Os Miseráveis de Victor Hugo e Os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas.
Música
Na música ocorre a valorização da liberdade de expressão, das emoções e a utilização de todos os recursos da orquestra. Os assuntos de cunho popular, folclórico e nacionalista ganham importância nas músicas.
Podemos destacar como músicos deste período: Ludwig van Beethoven (suas últimas obras são consideradas românticas), Franz Schubert, Carl Maria von Weber, Felix Mendelssohn, Frédéric Chopin, Robert Schumann, Hector Berlioz, Franz Liszt e Richard Wagner.
Teatro
Na dramaturgia o Romantismo se manifesta valorizando a religiosidade, o individualismo, o cotidiano, a subjetividade e a obra de William Shakespeare. Os dois dramaturgos mais conhecidos desta época foram Goethe e Friedrich von Schiller. Victor Hugo também merece destaque, pois levou várias inovações ao teatro. Em Portugal, podemos destacar o teatro de Almeida Garrett.

CONTEXTO
Marcado por dois acontecimentos históricos importantes: as Revoluções Industrial e Francesa.
A vida social estava dividida entre a burguesia industrial e o surgimento da classe operária, os proletariados.
Fim do absolutismo na Europa (causado pelos dois movimentos revolucionários citados anteriormente) e o início da industrialização (que se espalhou por toda Europa).
A Revolução Francesa de liberdade, igualdade e fraternidade alcançou a América Latina e foi um marco para um período de independência nas colônias da Espanha e Portugal. 
Chegada da Família real portuguesa ao Brasil (1808); Proclamação da Independência (1822), Primeiro Reinado, Regência, Conflito da Cisplatina (separação do Uruguai) Guerra do Paraguai  
FILOSOFIAS 
Jean Jacques Rousseau -  Suíço de nascimento, seu nome está ligado à Revolução Francesa  O princípio fundamental de toda a obra de Rousseau, pelo qual ela é definida até os dias atuais, é que o homem é bom por natureza, mas está submetido à influência corruptora da sociedade. 
CARACTERÍSTICAS
Liberdade de criação e de expressão
• Nacionalismo
• Historicismo
• Medievalismo
• Tradições populares
• Individualismo, egocentrismo
• Pessimismo
• Escapismo
• Crítica social

Essas são características predominantes do movimento, mas suas tendências foram diversas.
                    Temas:
* Nacionalismo, historicismo e medievalismo: Exaltação dos valores e os heróis nacionais, ambientando seu passado histórico, principalmente o período medieval.

* Valorização das fontes populares – o folclore: Os autores buscavam inspiração nas narrativas orais e nas canções populares, manifestação do nacionalismo romântico.

* Confessionalismo: Os sentimentos pessoais do autor em dado momento de sua vida são expressos nas obras.

* Pessimismo  mal do século” ou tédio de viver,  melancolia,  individualismo e  egocentrismo
- ambiente exótico ou passado misterioso.
- narrativas fantásticas (envolvendo o sobrenatural)
- morte (como última solução)

* Crítica Social

Na 3ª fase (ou geração) adquire caráter combativo de oposição e crítica social.
Início  do Romantismo no Brasil: publicação, em 1836,  de  Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães

PRINCIPAIS AUTORES:
NA EUROPA, EM GERAL
Alemanha: Goethe (Os Sofrimentos do jovem Werther)
Inglaterra: Charles Dickens (Oliver Twist); Lord Byron
França: Victor Hugo (Os Miseráveis)   

EM PORTUGAL
Almeida Garrett:   Camões (1825); Dona Branca (1826)
Alexandre Herculano:  História de Portugal (1846-1853); História da origem e estabelecimento da Inquisição em Portugal (1854-1859), Eurico, o presbítero (1844);
Júlio Diniz.   As pupilas do senhor reitor (1867

NO BRASIL
Gonçalves Dias: principal poeta romântico e uns dos melhores da língua portuguesa, nacionalista, autor da famosa Canção do Exílio, da nem tão famosa mas muito melhor I-Juca-Pirama e de muitos outros poemas.
 
.
- Álvares de Azevedo:
 o maior romântico da Segunda Geração Romântica; autor de Lira dos Vinte Anos, Noite na Taverna e Macário.


_Junqueira Freire: Conhecido como o "poeta-monge" enclausurou-se num mosteiro sob o nome eclesiástico de Frei Luís da Santa Escolástica.  Autor de Inspirações do Claustro e Contradições Poéticas, coletâneas de poemas românticos da 2ª geração, chamada individualista, mal-do-século, byroniana, gótica, ultra-romântica. 

- Castro Alves: grande representante da Geração Condoreira, escreveu, principalmente, poesias abolicionistas como o Navio Negreiro.

- Joaquim Manuel de Macedo: romancista urbano escreveu A Moreninha e também O Moço Loiro.

- José de Alencar: principal romancista romântico. Romances urbanos: Lucíola; A Viuvinha; Cinco Minutos; Senhora. Romances regionalistas: O Gaúcho, O Sertanejo, O Tronco do Ipê. Romances históricos: A Guerra dos Mascates; As Minas de Prata. Romances indianistas: O Guarani, Iracema e o Ubirajara.

- Manuel Antônio de Almeida: romancista urbano, precursor do Realismo. Obras: Memórias de um Sargento de Milícias.

- Bernardo Guimarães: considerado fundador do regionalismo. Obras: A Escrava Isaura; "O Seminarista"

- Franklin Távora: regionalista. Obra mais importante: O Cabeleira.

- Visconde de Taunay: regionalista. Obra mais importante: Inocência.

- Machado de Assis: estilo único, dotado de fase romântica e realista. Em sua fase romântica destacam-se "A Mão e a Luva" e "Helena". Ainda em tal fase realizava análise psicológica e crítica social, mostrando-se atípico dentre os demais românticos .


GERAÇÕES  ROMÂNTICAS  (FASES DO ROMANTISMO)
É visível a evolução através de três gerações de autores, cada uma delas é marcada por certos traços e temas.

* Primeira geração:
Nacionalismo (Medievalismo na Europa  e no Brasil, o Indianismo), Historicismo (romances históricos) e Folclore.

No Brasil destacam-se nesta fase os seguintes escritores : Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias, Araújo Porto Alegre e Teixeira e Souza.

* Segunda geração

Período do Ultrarromantismo: Mal do século, Byronismo (Lord  Byron, poeta inglês) exagero pelo subjetivismo e emocionalismo (o tédio, devaneio, sonho, satanismo, desejo da morte estão sempre presentes)
Os temas amorosos levados ao extremo e as poesias são marcadas por um profundo pessimismo, valorização da morte, tristeza e uma visão decadente da vida e da sociedade. Muitos escritores deste período morreram ainda jovens.
Destacam-se : Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Junqueira Freire.


* Terceira geração

Literatura engajada em assuntos políticos e sociais, o tom é exaltado, os temas baseiam-se nos grandes debates sociais e políticos da época.
Destaque para Castro Alves e o poema Navio Negreiro



REFERÊNCAS (e às vezes, adaptações de)
CAMPOS, Elisabeth M., CARDOSO, Paula M., DE ANDRADE, Sílvia L. VIVA PORTUGUÊS- volume 3. Ensino Médio São Paulo: Ática, 2010.
REFERÊNCAS (e às vezes, adaptações de)
CAMPOS, Elisabeth M., CARDOSO, Paula M., DE ANDRADE, Sílvia L. VIVA PORTUGUÊS- volume 2. Ensino Médio São Paulo: Ática, 2010
CEREJA, William R., MAGALHÃES, Thereza C.  PORTUGUÊS: Linguagens – volume 2 . São Paulo:Atual, 2005
 SARMENTO, Leila L. TUFANO, Douglas. PORTUGUÊS Literatura, Gramática, Produção de texto volume 2.  São Paulo: Moderna, 2010.
http://www.progressao.com/arquivos/gilmar38.pdf
http://www.soliteratura.com.br/romantismo/
http://www.suapesquisa.com/romantismo/romantismo.htm
eresa C.  PORTUGUÊS: Linguagens – volume 3 . São Paulo: Atual, 2005.
 SARMENTO, Leila L. TUFANO, Douglas. PORTUGUÊS Literatura, Gramática, Produção de texto volume 3.  São Paulo: Moderna, 2010.
http://www.progressao.com
http://www.soliteratura.com.br
http://www.suapesquisa.com
http://revistaescola.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário