quinta-feira, 25 de abril de 2013

RELATÓRIO



* Informação preliminar e importante: o material a seguir foi retirado do  livro disponibilizado aos alunos dos cursos técnicos do Centro Paula Souza; para eles o material é dirigido, tanto nos livros como aqui neste blog. 


O relatório é um texto muito importante. Ele é bastante utilizado em contextos técnicos e sua formatação é semelhante à dos trabalhos de conclusão de curso, tema do próximo capítulo.

O relatório, como o próprio nome diz, é um relato sobre algo que já aconteceu. Nas empresas, ele também pode ser utilizado para apresentar procedimentos técnicos ou administrativos, especialmente na padronização das operações
(criando o chamado procedimento operacional padrão) que garantem a reprodução dos processos. Essa padronização é exigida pelos órgãos certificadores.

Seus objetivos também são variáveis: registrar e documentar procedimentos desenvolvidos, oferecer orientação para o futuro, relatar problemas ou atividades decorridas, entre outros. Experimentos científicos, estágios, visitas técnicas,
processos administrativos e viagens são as principais situações em que a redação de um relatório é necessária ou costuma ser solicitada.

A linguagem deve ser concisa e adequada ao objetivo. Isso pode ser facilitado com o uso da linguagem não verbal, com a apresentação de tabelas, gráficos e imagens, além da própria formatação.

Para escrever um relatório é preciso prestar atenção em algumas qualidades desse tipo de texto:
1. Fidelidade aos fatos:
• use números, tabelas e gráficos;
• detalhe as informações, tomando cuidado para o texto não ficar repetitivo.
2. Facilidade de compreensão:
• mantenha a objetividade da linguagem;
3. Coesão e coerência
4. Relevância e completude das informações apresentadas
De acordo com Passos e Santos (1998), um relatório é composto de:
a) plano inicial: determinação da origem, preparação e programa de desenvolvimento do relatório;
b) coleta e organização do material: durante a execução do trabalho, são feitos o registro, a ordenação e o arquivamento do material necessário ao desenvolvimento do relatório;
c) redação: recomenda-se uma revisão crítica do relatório considerando os seguintes aspectos: redação (conteúdo e estilo), sequência das informações, apresentação gráfica.
Dependendo do contexto no qual o relatório será produzido, suas características podem ser alteradas. A seguir, alguns tipos específicos de relatório.

Relatando uma visita técnica
O relatório de visita técnica também pode ser utilizado para relatar viagens, incidentes
ou acidentes, resultados finais de uma pesquisa etc. Para cada uma dessas
situações, poderá haver uma característica diferente, uma informação a mais ou a
menos a ser colocada no texto. O redator deve selecionar adequadamente as informações
a serem registradas e organizá-las para conferir objetividade ao relatório.

O relatório de uma visita técnica visa narrar um acontecimento, destacando:
• contexto;
• fatos ocorridos;
• observações realizadas;
• resultados ou conclusões.

Para relatar uma visita técnica, os primeiros parágrafos do texto devem apresentar sucintamente as seguintes informações:
• o que será relatado;
• onde a atividade relatada ocorreu;
• quando ocorreu;
• como ocorreu;
• por que ocorreu (com quais objetivos);
• o nome das pessoas envolvidas.
Essas são as informações essenciais que, na sequência, podem ser detalhadas. Para apresentar o relatório, é importante também colocar na capa informações que contextualizem a sua produção. Em um trabalho escolar, essas informações seriam:
• nome da escola;
• curso;
• nome do(s) aluno(s);
• título do relatório;
• local;
• data de entrega.

Num relatório de empresa também podem ser apresentadas informações semelhantes, com algumas substituições:
• nome da empresa;
• setor ou departamento;
• nome do(s) funcionário(s), acompanhado(s) ou não do cargo de cada um;
• título do relatório;
• local;
• data de elaboração.
Não há padrões fixos para a formatação de um relatório. As empresas costumam criar identidades visuais com formatação própria para documentos técnicos e, especialmente, relatórios e correspondências. Observe a seguir um exemplo de relatório.

Etec Bento Quirino
Curso: Técnico de Manutenção Eletromecânica
Aluno: Carlos Augusto Mata

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA – Empresa SOTREQ

No dia 27 de novembro de 2009, realizou-se uma visita técnica dos alunos do 2o módulo do curso Técnico de Manutenção Eletromecânica, da ETEC Bento Quirino (Campinas), à Sotreq, empresa localizada no Km 111,5 da Rodovia Anhanguera, Vila Nova Veneza, no município de
Sumaré (SP), organizada pelo professor João Bento, que ministra a disciplina Motores Diesel/ Sistemas de Trem de Força.

A intenção da visita foi verificar o funcionamento de motor Diesel no dinamômetro, assunto que foi tratado em sala de aula e necessitava de complemento prático.

Fomos recebidos pelo engenheiro Carmo Neves, que nos explicou, resumidamente, o que segue: a Sotreq comercializa equipamentos para os setores de infraestrutura, mineração, agropecuária, industrial, reflorestamento e energia. A empresa destaca-se no mercado pelo apoio técnico especializado que oferece aos seus clientes por meio de técnicos qualificados. A preocupação em aumentar a produtividade dos equipamentos e em reduzir os custos operacionais surge antes mesmo do processo de venda. A Sotreq realiza estudos de seleção, dimensionamento de frotas e configuração de máquinas para que seus clientes obtenham o melhor custo-benefício do seu investimento.

Depois de conhecermos as especificidades da empresa, o engenheiro Neves nos entregou os EPIs, explicou a necessidade de usá-los e, paramentados, fomos caminhando pelo chão da fábrica, observando sua estrutura, seus equipamentos, o trabalho dos técnicos, e conduzidos até o setor de testes da empresa.

 Lá, nos explicaram todo o processo de motores no dinamômetro, e o professor João, ao mesmo tempo, reforçou as bases tecnológicas ministradas em aula, relacionando-as ao processo em questão.

Para que melhor aproveitássemos a visita, foi feito o acionamento do motor Diesel, a apresentação dos resultados dos medidores e a confrontação com as especificações do fabricante.

Para finalizar a visita, fomos assistir ao ensaio de outro motor, mais potente, além de irmos observar um sistema de transmissão em outro dinamômetro.

RESULTADOS
A visita foi muito positiva e estimulante. Percebemos a importância dos conteúdos que o professor João nos transmite em sala de aula e a relação deles com a prática na empresa. Outro resultado positivo da visita técnica está relacionado à possibilidade de contratação de alunos para iniciar estágio na empresa. Todos nós ficamos muito impressionados com o trabalho lá desenvolvido e o engenheiro Carmo disse ter percebido que o grupo era composto de alunos muito interessados e com bons conhecimentos já adquiridos.

AGRADECIMENTOS a:
– Associação de Pais e Mestres da Etec Bento Quirino, que arcou com as despesas de transporte de ida e volta dos alunos – Sotreq, que abriu suas portas e nos deu a oportunidade de ver de perto como é o trabalho de um técnico. – Professor João Bento, pela brilhante iniciativa de contatar a empresa e nos levar até lá.
– Engenheiro Carmo Neves, pela disponibilidade em nos receber, pelo estímulo e conselhos dados e pelo material que disponibilizou a todos nós, como catálogos e manuais.





FONTE:  MEGID, C. M.,  CAMPANA, S. B. NÚCLEO BÁSICO- Linguagem, Trabalho e Tecnologia.  São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2011

RESUMO


 

Para escrever um bom resumo:
    Identificar na PRIMEIRA LEITURA:
Ø   O gênero do texto original
Ø  O tema
Ø  O meio de circulação (site, jornal)
Ø  A data de publicação (e acesso, no caso de meios eletrônicos).

Na SEGUNDA LEITURA, reconhecer (pode ser por meio de fichamento, por uso de destaca texto)
Ø  A questão discutida;
Ø  Em caso de textos argumentativos, a tese defendida pelo autor do texto original;
Ø  Quando houver, a tese que o autor refuta(rejeita);
Ø  Os argumentos que o autor do texto original utiliza para embasar a tese que defende;
Ø  Quando houver, os argumentos que o autor do texto original utiliza para embasar a tese que rejeita;
Ø  A conclusão do autor.
Np RESUMO  é preciso ter cuidado:
Ø  Com a correção gramatical;
Ø  A seleção das informações realmente relevantes;
Ø  A identificação do texto – pelo menos título e autor –;
Ø  A menção do autor em diferentes partes do texto e de  diferentes formas ao longo do texto (Fulano de tal, de Tal, o cientista);
Ø  A menção de diferentes ações do autor (diz, discute, apresenta);
Ø  O TEXTO TEM QUE SER COMPREENSÍVEL POR SI MESMO.
Ø  OBS: o resumo acadêmico/ escolar deve ser escrito em um só parágrafo.








Fonte: MACHADO, A. R.; LOUSADA, E. G.; ABREU-TARDELLI, L.S. Resumo São Paulo: Parábola, 2004