quinta-feira, 25 de agosto de 2011

MEMORANDO

Queridos:
Olhem aí   a definição e alguns modelos de MEMORANDO


Memrando é:
Definição e Finalidade

       O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
     Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.
      Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.
               Forma e Estrutura
      Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.
Fonte: http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/memorando
  OBSERVEM OS  ESPAÇAMENTOS!


Modelo I



Memorando Nº 01/09 Em _____de ______ de______.




Ao Sr. Chefe de Recursos Humanos



Assunto: Desligamento de funcionário











Com base na determinação do próprio funcionário Luciano da Silva, comunicamos que o mesmo foi desligado, hoje, deste departamento e, portanto, está sob orientação dos senhores para as tramitações legais.







Atenciosamente,



Modelo II

Memorando nº (informar) Em, (dia) de (mês) de (ano).






Ao Senhor (indicar o nome e/ou cargo):



Assunto: Aquisição de Equipamentos de Informática.





Nos termos do plano de estratégia estabelecido na reunião mensal de julho deste ano, solicitamos a Vossa Senhoria a tomada de orçamentos para aquisição de equipamentos dos novos informática para o departamento de Recursos Humanos.



As especificações deverão ser obtidas junto a departamento de informática, e os orçamentos deverão ser apresentados na próxima reunião que ocorrerá no próximo dia 28 para deliberação.





Atenciosamente,



(assinatura)

(nome completo)

(cargo)















___________________

Chefe administrativo do Departamento de Produção.