segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ATA

ATA é  um documento que registra resumidamente e com clareza as ocorrências, deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou assembleias.

                     Não se pode modificar o texto de uma ata. 
Como se  escreve uma ata.

  • Um só parágrafo
  • sem alíneas (ocupando todo o espaço da página);
  •  palavras,  expressões e números sempre por extenso;
  • sem emendas ou rasuras;
  • sem uso de corretivo;
  • O verbo deve estar no pretérito perfeito do indicativo (Exemplo: verbo falar: falou, falaram; verbo discutir: discutiu, discutiram; verbo comentar: comentou, comentaram).
  • Uso de verbo de elocução (disse, respondeu)  para registrar as diferentes opiniões.
  •  Quem redige a Ata NARRA o que os participantes da reunião disseram. Por exemplo: em vez de "Inicialmente, eu Manuel de Araújo, presidente do Centro, determino a sra. vice-presidente, que apresente o calendário que fizemos para que os presentes o conheçam." a ata deve ser escrita da seguinte forma: "Inicialmente o sr. Manuel de Araújo solicitou à vice-presidente, sra. Maria de Souza, que apresentasse o calendário elaborado para que os presentes tivessem seu conhecimento.)"

       Se o relator (secretário) cometer um erro, deve empregar a partícula retificativa 'digo', como neste exemplo: "Aos dez dias do mês de dezembro, digo, de janeiro, de dois mil e dez...".
     Quando se constatar erro ou omissão depois de lavrada a ata, usa-se 'em tempo'.
Ex.: "Em tempo: Onde se lê senhor janeiro, leia-se fevereiro". 


Termo de abertura- é a marca inicial do livro de atas. è ali que que ficam registrados dados importantes como  a quantidade de folhas do livro (pode ser eté um caderno de capa dura, mas existem livros espaciais para atas que são vendidos em papelarias): a que se destinam as atas (reunião de condomínio, conselhos de classe,  reuniões de associações desportivas etc.)

Quanbdo o livro de atas chega ao fim é preciso acrescentar um ' Termo de Encerramento'  onde se registram quantas folhas tem o livro e para que serviram as atas ali anotadas.







Exemplos  de ata

TERMO DE ABERTURA

Este livro, que contém cinqüenta folhas, todas numeradas, destina-se às anotações, em forma solene de registro, de todos os atos necessários à fundação, instalação e desenvolvimento da Sociedade Brasileira de Direito Médico, cuja sigla anotar-se-á como SODIME, cujos atos iniciados à sua existência jurídica vão por mim anotadas, Inamar Torres, brasileiro, divorciado, médico e advogado inscrito no CREMERN sob o número 2.025, na OAB/RN sob o número 3.174 e no CPF/MF sob o número 105.988.044-04, RG. 238.707 SSP/RN, residente e domicíliado em Natal/RN à Rua Rui Barbosa, 1110, Condomínio Milano bloco "B", apartamento 802, bairro Lagoa Nova, CEP 59075-300, que neste momento rubrico as presentes folhas e seus versos, ao final assinando, tudo isso como formalidade inicial de Termo de Abertura de Livro de Atas, agindo deste modo como fruto da vontade de todos que vêm planejando a fundação da SODIME, a cujos atos iniciais secretariarei, até que a Diretoria inicialmente eleita indique a quem, doravante, assim o faça. E para constar, assim o faço, nesta cidade do Recife – PE, na sede do Mar Hotel Recife, à Rua Barão de Souza Leão, 451, bairro Boa Viagem, Recife – PE.
Inamar Torres
Aos vinte e três de outubro de 2000.

ATA DE FUNDAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIREITO MÉDICO (SODIME)
Aos vinte e cinco dias do mês de outubro de dois mil, na cidade do Recife, estado de Pernambuco, durante a realização do Brasil Forense 2000, congresso multidisciplinar, no qual dar-se-á o I CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO MÉDICO, nas instalações do Mar Hotel Recife, já caracterizado no termo de abertura, foi criada e fundada a Sociedade Brasileira de Direito Médico, que identificar-se-á pela sigla de SODIME, que consistirá numa sociedade de caráter privado para agrupar quantos profissionais de nível superior manifestarem interesse concreto na questão relativa ao Direito Médico e à Legislação Sanitária ou da Saúde. Esta entidade que ora se constitui, desempenhará suas atividades em todo o território brasileiro, terá uma duração indefinida e sua dissolução tão-somente realizar-se-á por causas previstas nos seus Estatutos. A Sociedade Brasileira de Direito Médico – SODIME, tem a finalidade de favorecer, mediante as atividades que realizará, a promoção e difusão dos estudos relativos ao Direito Médico e à legislação da Saúde, para as quais desempenhará, entre outras, as seguintes atividades: a) promover os conhecimentos teórico-prático dos profissionais relacionados ao Direito Médico e a Legislação da Saúde, proporcionando uma relação médico-paciente adequado às devidas circunstâncias; b) estimular o interesse do conhecimento do Direito Médico e da Legislação da Saúde; c) promover e defender a formação e aperfeiçoamento de especialistas nesta área jurídica; d) promover contatos e intercâmbios científicos inter-disciplinares entre as diversas pessoas e instituições interessadas em Direito Médico e na Legislação da Saúde; e) organizar, por si só ou em colaboração com outras organizações ou entidades, Congressos Simpósios e reuniões ou outras atividades científicas de Direito Médico ou da Legislação da Saúde; f) editar publicações relacionadas com o Direito Médico e a Legislação da Saúde, assim como manter e promover a formação de estudos e bibliotecas especializadas sobre esta matéria; g) promover o incentivo da criação da disciplina "Direito Médico" nas Escolas de Medicina e de Direito. Poderão tomar parte da Sociedade Brasileira de Direito Médico – SODIME, como sócios, as pessoas físicas cuja atividade profissional de nível superior se encaixe dentro do âmbito do Direito Médico e da Legislação da Saúde, ou manterem um concreto interesse por este ramo de Direito. Fica determinado o dia vinte e sete deste mês, no mesmo local acima referido, a instalação solene da Sociedade, a discussãoe a aprovação dos seus Estatutos e a eleição de sua Diretoria. Nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a presente ata, que vai assinada pelos seus sócios ou representados por procurações.
Assinaturas.

ATA DE INSTALAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIREITO MÉDICO - SODIME
Aos vinte e oito de outubro de dois mil, no salão 1 do Mar Hotel Recife, reunidos todos os acima assinados ou representados, foi instalada a Sociedade Brasileira de Direito Médico – SODIME, onde e quando foi aprovada a sua minuta de Estatuto, com as seguintes proposições, todas aceitas por aclamação: I) O professor Genival Veloso de Freitas saudou os presentes e sugeriu nomes para a sua primeira Diretoria, da SODIME, digo, que ficou assim constituída para seu primeiro mandato, após a aclamação pelos presentes: Presidente – José Geraldo de Freitas Drummond; Vice-Presidente da Região Sul – Luiz Augusto Pereira; Vice-Presidente da Região Sudeste – Roberto Lauro Lana; Vice-Presidente da Região Nordeste – Deíla Barbosa Maia; Vice-Presidente da Região Centro-Oeste – Júlio César Meirelles Gomes; Vice-Presidente da Região Norte – Isaías Cabral; Secretário-Geral – Inamar Torres. II) Em seguida, após a posse automática da Diretoria, o sócio Inamar Torres sugeriu o nome do Prof.Genival Veloso de França para Presidente de Honra, o que foi aceito e aclamado, igualmente, o qual propôs a realização do II Congresso Brasileiro de Direito Médico em Maringá-PR, em junho de próximo ano, igualmente aclamado e aceito. III) Inamar Torres sugeriu a criação e emenda do Estatuto para caber a figura do sócio de nível universitário estudantil, no que foi também aclamado, tendo então sido sugerida a denominação de Sócio-Acadêmico, pelo Presidente, também aclamado. IV) O Presidente de Honra sugeriu que o Estatuto previsse a criação das funções de Gerente ou Coordenador, no que foi aclamado, tendo então sugerido o nome de Malthus Fonseca Galvão para Coordenador de Informática, também aclamado. V) O sócio Diáulas Ribeiro lembrou que a SODIME não deveria ter a prestação de assessoria ou consultoria em seus Estatutos, por científicos que são, tendo sido a supressão aprovada por aclamação. VI) Ficou decidido que o endereço para domicílio da SODIME seria no Campus "Prof. Darcy Ribeiro", Vila Mauricéia, caixa postal n.º126, CEP 39401-089, Montes Claros-MG. Nada mais tendo a constar, lavrei a presente para que dela surjam seus efeitos legais.
Inamar Torres.
Secretário-Geral.

Tipos de personagem

Oi, gente: 
Como o prometido, aí vai o material que será útil para a pesquisa sobre personagens hispânicos. A fonte é aprovacaovest@algosobre.com.br


O termo PERSONAGEM



"Designa, no interior da prosa literária (conto, novela ou romance) e do teatro, os seres fictícios construídos à imagem e semelhança dos seres humanos: se estes são pessoas reais, aqueles são "pessoas" imaginárias, se os primeiros habitam o mundo que nos cerca, os outros movem-se no espaço arquitetado pela fantasia do prosado!: " (Dicionário de Termos Literários - M. Moisés - Ed. Cultural)

Segundo E.M. Forster, podem classificar as personagens em:

                              1. Planas (lineares)
Constituídas de uma única idéia ou qualidade; carecem de profundidade. A personalidade delas é pobre, repetitiva; são previsíveis quanto ao seu comportamento, infensas à evolução. Jamais nos surpreenderão durante ou ao final da narrativa. Podem ser subdivididas em:

a) Tipos

São personagens típicas, de contornos e características peculiares e, exatamente por isso, eternizam-se: quem se esqueceria de Sancho Pança, em D. Quixote? Comadres fofoqueiras, homossexuais, padres, nos romances, fazem parte deste rol de personagens.

b) Caricaturas
São personagens que têm distorções propositais, a fim de ensejar o cômico, o ridículo, o satírico: Patrocínio das Neves, a "Titi" do livro A Relíquia, de Eça de Queirós.

                        2. Redondas
São complexas, bem acabadas interiormente, repelem todo o intuito de simplificação. São também chamadas de multiformes, e nos surpreenderão porque evoluem na narrativa. Dinâmicas e tridimensionais, podem ser subdivididas em:

a) Caracteres
São personagens cuja complexidade se acentua, gerando conflitos insolúveis: é o caso das personagens clássicas gregas: Édipo Rei, Prometeu, Medéia.

b) Símbolos
São personagens que parecem ultrapassar a barreira do mero humano, transcendem. Ostentam profundidade psicológica e multiplicidade de ações: Diadorim, de Grande Sertão: Veredas, Ulisses, da ; epopéia grega A Odisséia, de Homero.
Estas personagens, imprevisíveis em suas atitudes, rompem com a linearidade e nos provocam impactos com suas ações: Medeia, que mata os filhos, apesar de amá-los, para vingar-se do marido que a trocara por outra mulher; Édipo, que, após ter descoberto sua verdadeira origem, conclama a multidão e fura os olhos na frente do povo; Prometeu, que furta o fogo sagrado dos deuses e alia-se aos mortais e andróginos, castigado, amarrado ao Cáucaso, com uma águia a lhe devorar todos os dias o fígado que cresce sem parar.


As personagens podem ser caracterizadas física ou psicologicamente, ou ainda, de ambas as maneiras simultaneamente.
Quanto à atuação no enredo
Esta classificação não segue a concepção do teórico E. M. Forster.
Principais e secundárias
A referência serve para designar que às principais cabe sustentar, como eixo, todos os fatos inerentes à narrativa. Às secundárias cabe dar suporte à continuidade da história, intermediando as ações e girando ao redor das principais como seres complementares.

a) Protagonistas
As que encabeçam as ações, sustentam o eixo narrativo. O mesmo que principais. Leonardo (filho) em Memórias de um Sargento de Milícias é bom exemplo disso.

b) Antagonistas
Designação atual para o antigo vilão. Cabe a elas impedir, dificultar, atormentar a "vida" das personagens protagonistas. Como observação, seria bom lembrar que as antagonistas não precisam ser propriamente pessoas; às vezes, são representadas por sentimentos, grupos sociais, peculiaridades de ordem física, psicológica ou social dos indivíduos e até podem representar instituições. Suponhamos que você tenha uma história onde dois indivíduos do mesmo sexo se amem e queiram casar. O antagonista será o Estado, a sociedade, a Constituição que os impedirá de concretizarem seus desejos.
c) Coadjuvantes

O mesmo que secundárias. Co-auxiliam no desenvolvimento da história.

.................................................................................................................................................................
depois tem mais...  

por enquanto, besos