terça-feira, 7 de agosto de 2012

RENASCENTISMO (1)

Como ilustração e complemento às nossas aulas, apresento aqui material extraído de: http://www.portalsaofrancisco.com.br

Curtam:

Com o renascimento comercial e urbano, o aparecimento da burguesia, classe ligada ao comércio, e a formação das monarquias nacionais, a cultura européia também sofreu alterações. [...] Esta nova cultura apareceu primeiramente na Itália.
[...]

O renascimento rompeu lentamente o monopólio cultural até então exercido pela Igreja.
Expressava a primeira manifestação de uma cultura burguesa laica (não-eclesiástica), racional e científica.
Não determinou uma ruptura, mas sim uma transição: coexistiram e interagiram elementos da velha cultura em declínio com a nova cultura em ascensão.


CARACTERÍSTICAS

O termo Renascimento não é diferente de Renascença é costumeiramente utilizado significando o reviver da cultura clássica greco-romana no século XIV, pois a influência da cultura greco-romana se fez sentir por toda a Baixa Idade Média. MAS NÃO repetiu simplesmente a cultura clássica; [...] reinterpretou-a à luz de uma nova época.


                                                         O homem renascentista : 

Individualismo: abandono do espírito corporativo que predominava na Idade Média. Os artistas passaram a assinar suas obras e os nobres e os burgueses, passaram a mandar fazer retratos ou estátuas de si mesmos.


Racionalismo:  . A busca do conhecimento(conciliar fé e razão). Acentuou-se o criticismo.
Hedonismo: buacava a auto-satisfação (o prazer) e a realização espiritual.
Antropocentrismo ou Humanismo( do latim humanus = cultivado):  o 
Renascimento apresentava o homem como o centro do Universo; o homem sendo a medida de todas as coisas.  homem da Renascença era cristão, porém com uma religiosidade diferente do misticismo ingênuo que predominava na Idade Média.


Naturalismo:  integração do homem à natureza e a descoberta da íntima ligação com o Universo marcaram  o movimento renascentista.
Realismo:   o artista desejava compreender todos os aspectos da criação.   

Repúdio aos ideais medievais: a cavalaria uma das mais importantes instituições da Idade Média, entrou em declínio com o advento da pólvora e das armas de fogo, e seus ideais são satirizados por Cervantes na obra Dom Quixote.
 Maquiavel, em O Príncipe, ataca a subordinação da política à religião e o ideal de um governo com poderes

O MECENATO
Comerciantes, banqueiros, papas formavam essa elite que mantinha os intelectuais e artistas renascentistas, sendo denominados mecenas.