domingo, 10 de março de 2013


  

MODALIZAÇÃO
fado= gênero musical típico de Portugal repleto de sentimento

O QUE É? 
“Modalização é o fenômeno pelo qual o sujeito expressa sua adesão ao texto. Através da modalização é possível perceber qual a atitude do locutor na defesa do que pretende. Assim, é possível perceber se ele crê no que diz, se atenua ou impõe algo que diz. Na verdade, é a expressão de um ponto de vista. Portanto, como pode haver um texto sem modalização?
     A resposta é muito simples. Simplesmente não há texto sem modalização. Essa pode sim ser mais explícita ou mais discreta.” 

(in letrasmara.blogspot.com)


     “O enunciador marca sua presença no enunciado pelas marcas de modalização” (LIMA, 2010). Essas ‘marcas’ servem como pistas e indicações das atitudes, opiniões e pontos de vista do falante/ redator a respeito do que está dizendo/escrevendo. “[...] a modalização contribui para oferecer ao leitor um direcionamento argumentativo” (idem).

Ou seja, sempre que alguém diz algo, deixa uma pista do que pensa, mesmo que se esforce para ser neutro.

Lembrem-se do exemplo da aula:

Guará vence Cruzeiro com pênalti polêmico.
No exemplo, basta o adjetivo ‘polêmico’ para revelar que o redator não vê a vitória do Guará com bons olhos; ele insinua que a vitória foi, digamos, ilícita.

Ou
Cientistas tentam driblar malária resistente (Folha de S. Paulo, 10/03/2013).
A forma verbal ‘tentam’ – ainda que no presente do indicativo – sugere incerteza; já o verbo driblar (no infinitivo) carrega a ideia de enganar (o adversário).  Portanto o redator dá pistas de que os cientistas ainda não conseguiram, ainda não têm certeza do resultado de suas pesquisas.


Portanto, no texto (falado ou escrito) percebemos a presença dos modalizadores pelos elementos linguísticos que os expressam.  

No fim das contas são eles que servem, na prática, para indicar as intenções, sentimentos e atitudes do emissor com relação ao que diz.

1. Tipos de modalizadores:
 a) Crença (certeza/ probabilidade); · crer – eu acho, é possível. 
   Ex.: Provavelmente virei.

b) Conhecimento – eu sei, é certo        Ex.:  Viajarei na próxima semana.

c) Conduta (obrigatoriedade/ permissibilidade).  Proibição:
Ex.: Não se deve estacionar na faixa amarela.

d) Obrigatoriedade:  Ex.: Você precisa se alimentar melhor.

2. Recursos linguísticos para a expressão da modalização:
· modos e tempos verbais;
· advérbios: talvez, felizmente, infelizmente, lamentavelmente, certamente...;
· predicados cristalizados: é certo, é preciso, é necessário;
· performativos explícitos: eu ordeno, eu proíbo, eu permito...;
· verbos auxiliares: poder, dever, ter que/ de, haver de, precisar de...;
· verbos de atitude proposicional: eu creio, eu sei, eu duvido, eu acho...


FONTES:
 LIMA,  Eliane Mello, MODALIZAÇÃO E SUBJETIVIDADE EM EDITORIAIS: ESTRATÉGIAS PERSUASIVAS DA ENUNCIAÇÃO (com adaptações)
disponível em: http://www.letras.ufrj.br/posverna/mestrado/limaem.pdf  acessado em 09/03/2013
http://letrasmara.blogspot.com.br/2005/06/modalizao.html (com adaptações) acessado em 09/03/2013