sexta-feira, 4 de novembro de 2011

RESUMO

                        

  Em geral um bom resumo deve ser:
Ø  Breve e conciso: no resumo de um texto, por exemplo, devemos deixar de lado os exemplos dados pelo autor, detalhes e dados secundários
Ø  Pessoal: um resumo deve ser sempre feito com suas próprias palavras. Ele é o resultado da sua leitura de um texto
Ø  Logicamente estruturado: um resumo não é apenas um apanhado de frases soltas. Ele deve trazer as ideias centrais (o argumento) daquilo que se está resumindo. Assim, as ideias devem ser apresentadas em ordem lógica, ou seja, como tendo uma relação entre elas.
Ø  O texto do resumo deve ser compreensível.

PRIMEIRO: compreender o texto
Identificar as ideias principais:  as que sejam  indispensáveis – essenciais – à compreensão do enunciado.
Identificar as ideias acessórias: Dispensáveis – periféricas – à compreensão do enunciado.
Identificar as ideias centrais, ou seja, resumir, sintetizar,  as ideias principais.

PROCEDIMENTOS
1 – Enumere sucessivamente todos os parágrafos, independentemente de títulos e subtítulos do texto (1, 2, 3, 4, 5...).
2Extraia de cada parágrafo:
a) as ideias principais
b) as ideias acessórias
3 – Descarte as ideias acessórias.
  SÓ  DEPOIS
4.   Agrupe as ideias centrais, retirando-as da apresentação em tópicos, e transforme-as num texto único, de sentido completo. Este texto, formado com as ideias centrais (do autor do texto), é o Resumo informativo ou analítico.



Técnicas para resumir
Ø  Apagamento  consiste em apagar, em cortar as partes que são desnecessárias.  Geralmente essas partes são os adjetivos e os advérbios, ou frases equivalentes a eles.
Ex.: O velho jardineiro trabalhava muito bem. Ele arrumava muitos jardins diariamente.
                            O jardineiro trabalhava bem
Ø   Generalização: é uma estratégia que consiste em reduzir os elementos da frase através do critério semântico, ou seja, do significado.
Ex.: Pedro comeu picanhacostelaalcatra e coração no almoço.
                              Pedro comeu carne no almoço
Ø  Construção: Consiste em substituir uma sequência de fatos ou proposições por uma única, que possa ser presumida a partir delas, também baseando-se no significado.
Ex.:         Maria comprou farinha, ovos e leite. Foi para casa, ligou a batedeira, misturou os ingredientes e colocou-os no forno.
                                                          Maria fez um bolo.

O RESUMO:
       É um texto que explicita de forma clara uma compreensão global do texto lido;
       Deve ser um texto autônomo, que recupera de forma concisa, o conteúdo  do texto lido;
       Espécie de equivalência informativa que conserva ou não a organização do  texto original.

REFERÊNCIAS:
MACHADO, Anna Rachel (coord.), LOUSADA, Eliane e ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Resumos.
S. Paulo: Parábola, 2004




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