Marque a alternativa incorreta a
respeito do Arcadismo brasileiro.
A)
|
O Arcadismo brasileiro é também
denominado de Escola Mineira
|
B)
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A linguagem da nova poesia do
arcadismo perde o rebuscamento e os torneios verbais típicos do século XVII.
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C)
|
O cultismo e o conceptismo são traços
marcantes da linguagem árcade.
|
D)
|
Expressões latinas horacianas tais
como: Locus amoenus, Fugere urbem e aurea mediocritas são traços
característicos da poesia árcade.
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E)
|
Quanto ao aspecto formal nota-se o
uso de sonetos, versos decassílabos, rima optativa e poesia épica.
|
C
2. (UFPR 2010) Sobre a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis,
considere as seguintes afirmativas:
- Logo no início do romance, Bentinho afirma:
“Meu fim evidente era atar as duas pontas da vida”. Demonstra assim que,
chegando ao final da vida, finalmente compreendeu tudo e pode então
relatar com segurança que os acontecimentos que a definiram sucederam-se
daquela maneira e pelas razões apontadas.
- Ao dar a conhecer sua vida desde a infância, o
narrador Bentinho procura mostrar como na personalidade de Capitu menina
já estavam as qualidades de dissimulação que ele viria a criticar mais
tarde.
- Capitu é uma das personagens mais famosas da
literatura brasileira. No entanto, pode-se argumentar que esse “sucesso”
se dá, ele próprio, de forma “oblíqua e dissimulada”, já que ela nos é
apresentada apenas através das palavras de um narrador que lhe é, a
princípio, hostil.
- Tratando basicamente da vida de Bento
Santiago, Dom Casmurro pode ser visto como uma exceção na obra de Machado,
que vinha de largos painéis da sociedade carioca em seus primeiros
romances (Ressurreição, por exemplo) e seguiria dali em diante para sagas
familiares mais amplas (das famílias Cubas e Aires), dentro dos quadros do
Realismo que vigorava na literatura de então.
Assinale a alternativa correta.
A)
|
Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
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B)
|
Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
|
C)
|
Somente as afirmativas 2 e 3 são
verdadeiras.
|
D)
|
Somente as afirmativas 2 e 4 são
verdadeiras.
|
E)
|
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são
verdadeiras.
|
Exercício 3: (UFPR 2009)
Considere os seguintes fragmentos de
análises de obras de autores brasileiros.
1. Visto de outro ângulo, há também
nesse romance uma outra versão, realista e psicológica, dos “perfis de mulher”
cultivados pelo romantismo. Não é só este, porém, na ficção de língua
portuguesa, o primeiro “perfil feminino” tratado em profundidade, com uma
argúcia rara, que não impede a simpatia compreensiva: é também o primeiro
estudo menos incompleto de “psicologia do adolescente”. (Augusto Meyer)
2. Nesse romance o foco narrativo
mostra a sua verdadeira força na medida em que é capaz de configurar o nível de
consciência de um homem que, tendo conquistado a duras penas um lugar ao sol,
absorveu na sua longa jornada toda a agressividade latente de um sistema de
competição. O personagem principal cresceu e afirmou-se no clima da posse
[...]. Tragédia do ciúme, no plano afetivo, e, ao mesmo tempo, romance do desencontro
fatal entre o universo do ter e o universo do ser, esse romance ficará na
economia extrema de seus meios expressivos, como paradigma do romance
psicológico e social da nossa literatura. (Alfredo Bosi)
3. Nesse romance, o autor veicula, a
seu modo, por meio de seus personagens um dos mais explorados motivos da prosa
literária – o triângulo amoroso. É, entretanto, pela fala do
personagem-narrador que conhecemos os fatos, e é pelo filtro de sua visão que
formamos o perfil psicológico de cada uma das personagens. (William Roberto
Cereja; Thereza Cochar Magalhães)
4. O seu maior romance é uma
interpretação da vida e uma procura do tempo perdido. Munido de uma apurada
técnica literária, ele vai iniciar a exploração da vida, olhada em resumo, do
cimo desse planalto em que a velhice começa. O herói do romance nos relata de
início como mandou reproduzir, peça por peça, em outro bairro, a antiga casa de
Mata-cavalos, quieta, acolhedora, cheia de coisas velhas e consagradas pelo
uso. (Barreto Filho)
Referem-se à obra Dom Casmurro os
trechos:
A)
|
2, e 4 apenas.
|
B)
|
1, 2 e 3 apenas.
|
C)
|
3 e 4 apenas.
|
D)
|
1, 3 e 4 apenas.
|
E)
|
1, 2, 3 e 4.
|
C e D
Exercício 5: (UFF 2010)
Assinale a opção correta.
A)
|
O Modernismo relaciona-se com um modo
de escrever que pretende discutir a criação literária e produzir a
simplicidade e a métrica do pastoralismo.
|
B)
|
O Neoclassicismo relaciona-se com um
modo de escrever que reproduz a arte barroca tal como ela era.
|
C)
|
O Realismo relaciona-se com um modo
de escrever que se caracteriza pela musicalidade, pela sinestesia e pelas
aliterações.
|
D)
|
O Simbolismo relaciona-se com um modo
de escrever que apresenta a realidade tal como ela é.
|
E)
|
O Romantismo relaciona-se com um modo
de escrever que adota a estética da expressão do eu autoral.
|
E
Exercício 6: (UDESC 2010)
As proposições abaixo se referem ao
Modernismo e aos seus Manifestos. Assinale a alternativa incorreta.
A)
|
O Manifesto Verde-Amarelo, formado
por um grupo de escritores jovens, surgiu logo depois do Movimento Pau-Brasil
e tinha como objetivo dar continuidade ao Romantismo, que focava o homem
português como herói nacional.
|
B)
|
Na “Grande Noite” da Semana da Arte
Moderna, Menotti del Picchia fora vaiado ao apresentar o seu discurso,
ilustrado com alguns poemas e excertos.
|
C)
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O Manifesto Pau-Brasil (1924)
propunha uma literatura autenticamente nacionalista com base nas
características do povo brasileiro e combatia a influência estrangeira na
literatura.
|
D)
|
A ideia do Manifesto Antropofágico
surgiu quando Tarsila do Amaral presenteou seu marido, Oswald de Andrade, com
a sua obra – a tela Abaporu.
|
E)
|
O Movimento da Escola da Anta, que
fazia parte do Manifesto Verde-Amarelo, representava a proposta do
nacionalismo primitivo, elegendo como símbolo nacional a anta, além de
valorizar a língua indígena “tupi”.
|
A
Exercício 7: (UFPE 2010)
(Adaptado) Em um texto, as
palavras expressam Sentidos – literais ou metafóricos –, a fim de que sejam
identificadas as intenções comunicativas pretendidas, como se pode concluir
pelas observações feitas a seguir.
a) “o insolente coração”, quer dizer o
coração arrogante, ousado, atrevido.
b) “O miserável coração nasceu cativo”,
quer dizer nasceu destinado ao jugo, à sujeição.
c) “Tem que espreitar os desejos do
amado”, quer dizer tem que perscrutar, que olhar atentamente.
d) “[tem que] carpir junto com os
demais as desgraças acontecidas”, quer dizer tem que exaurir, que esgotar.
e) “[O único desabafo] é botar na boca
toda a amargura do cativeiro, antes de o apostrofar”, quer dizer antes de o
analisar, de entender seu mistério.
Considerando cada afirmação como V
(verdadeira) ou F (falsa), a proposição tida como CORRETA é:
A)
|
V-V-V-F-F
|
B)
|
V-F-V-F-V
|
C)
|
F-F-V-V-V
|
D)
|
F-V-F-F-V
|
E)
|
V-V-F-V-F
|
A
Exercício 8: (FUVEST 2009)
Metonímia é a figura de linguagem que
consiste no emprego de um termo por outro, havendo sempre uma relação entre os
dois. A relação pode ser de causa e efeito, de continente e conteúdo, de autor
e obra ou da parte pelo todo. Assinale a alternativa em que essa figura ocorre:
A)
|
Achando aquilo um desaforo.
|
B)
|
Miquelina ficou abobada com o olhar
parado.
|
C)
|
E as mãos batendo nas bocas.
|
D)
|
Calções negros corriam, pulavam.
|
E)
|
Palhetas subiram no ar.
D
|
Exercício 9: (UFF 2009)
Óbito do autor
Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.
(Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas.)
Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.
(Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas.)
Assinale a afirmativa que não
corresponde ao texto de Machado de Assis.
A)
|
Este narrador em primeira pessoa é
uma alternativa ao narrador intimista tradicional, que tem seu ponto de vista
absolutamente limitado pelas circunstâncias e pelo que o narrador-personagem
pode conhecer a partir delas.
|
||||||||||
B)
|
Este narrador em primeira pessoa é
uma alternativa ao narrador onisciente, tradicional do Realismo.
|
||||||||||
C)
|
Memórias póstumas de Brás Cubas foi
publicado depois que Machado de Assis morreu, razão pela qual Machado declara
que não é propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a
campa foi outro berço.
|
||||||||||
D)
|
A hesitação expressa pelo narrador
(pôr em primeiro lugar seu nascimento ou sua morte) não faz parte do
repertório tradicional de autores realistas ou naturalistas.
|
||||||||||
E)
|
O narrador declara que é um defunto
autor, para quem o túmulo foi um outro berço porque somente depois de morto
ele resolveu produzir a narrativa que o vai transformar em autor.
C
Exercício 10: (FUVEST 2010)
No “Manifesto Antropófago”, lançado
em São Paulo, em 1928, lê-se: “Queremos a Revolução Caraíba (…). A unificação
de todas as revoltas eficazes na direção do homem (…). Sem nós, a Europa não
teria sequer a sua pobre declaração dos direitos do homem.”
Essas passagens expressam a:
|
Exercício 11: (UFMS 2010)
Com relação à obra O cortiço, de
Aluísio Azevedo, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
a)
|
O escritor propõe uma pesquisa
voltada apenas para o caráter das personagens e não para suas manias, taras e
vícios.
|
b)
|
Baseada em métodos científicos, faz
crítica à organização da família de forma pessoal e subjetiva.
|
c)
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As personagens femininas surgem como
objetos no romance, descartáveis quando vistas, pelos homens, como estorvo ou
obstáculo.
|
d)
|
De estilo ágil, jornalístico,
apresenta léxico e sintaxe consoantes com o caráter objetivo da narração, que
assinala a língua culta brasileira até a chegada do Modernismo.
|
e)
|
O narrador evidencia o comportamento
humano condicionado pelo meio, momento e raça.
C;
D; E
|
Exercício 12: (UFPR 2010)
Assinale a alternativa correta a
respeito da relação de Paulo Honório, narrador de São Bernardo, de
Graciliano Ramos, com outras personagens:
A)
|
Seu Ribeiro, o guarda-livros da
fazenda S. Bernardo, depois do casamento de Paulo Honório sente-se diminuído
com a interferência de Madalena em seu trabalho e por isso decide deixar a
propriedade.
|
B)
|
Madalena, mulher de Paulo Honório,
que em solteira era professora primária, mata-se por não suportar viver um
casamento sem amor, tão diferente daqueles que conhecia dos romances
românticos que costumava ler.
|
C)
|
Dona Glória, tia de Madalena,
contribui para as crises vividas pelo casal, porque de um lado quer o bem da
sobrinha, mas por outro admira o espírito objetivo de Paulo Honório, muito
parecido com o seu próprio estilo.
|
D)
|
O Padilha, de quem Paulo Honório tira
a fazenda S. Bernardo, é homem profundamente ligado à terra; não conseguindo
viver longe da propriedade, pede para trabalhar na fazenda para manter o
contato com a vida rural.
|
E)
|
Casimiro Lopes, fiel capanga de Paulo
Honório, é uma personagem que, ao mesmo tempo em que tem a insensibilidade de
matar por encomenda, tem sensibilidade para tratar com crianças,
compreendendo o filho do patrão melhor do que o próprio pai.
|
E
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