* Informação preliminar e importante: o material a seguir foi retirado do livro disponibilizado aos alunos dos cursos técnicos do Centro Paula Souza; para eles o material é dirigido, tanto nos livros como aqui neste blog.
O relatório é um texto muito
importante. Ele é bastante utilizado em contextos técnicos e sua formatação é
semelhante à dos trabalhos de conclusão de curso, tema do próximo capítulo.
O relatório, como o
próprio nome diz, é um relato sobre algo que já aconteceu. Nas empresas, ele
também pode ser utilizado para apresentar procedimentos técnicos ou
administrativos, especialmente na padronização das operações
(criando o chamado
procedimento operacional padrão) que garantem a reprodução dos processos. Essa
padronização é exigida pelos órgãos certificadores.
Seus objetivos também são
variáveis: registrar e documentar procedimentos desenvolvidos, oferecer
orientação para o futuro, relatar problemas ou atividades decorridas, entre
outros. Experimentos científicos, estágios, visitas técnicas,
processos administrativos
e viagens são as principais situações em que a redação de um relatório é
necessária ou costuma ser solicitada.
A linguagem deve ser
concisa e adequada ao objetivo. Isso pode ser facilitado com o uso da linguagem
não verbal, com a apresentação de tabelas, gráficos e imagens, além da própria
formatação.
Para escrever um relatório
é preciso prestar atenção em algumas qualidades desse tipo de texto:
1.
Fidelidade aos fatos:
• use números, tabelas e
gráficos;
• detalhe as informações,
tomando cuidado para o texto não ficar repetitivo.
2.
Facilidade de compreensão:
• mantenha a objetividade da linguagem;
3. Coesão e coerência
4. Relevância e
completude das informações apresentadas
De acordo com Passos e Santos (1998),
um relatório é composto de:
a) plano inicial: determinação
da origem, preparação e programa de desenvolvimento do relatório;
b) coleta e organização do
material: durante a execução do trabalho, são feitos o registro, a
ordenação e o arquivamento do material necessário ao desenvolvimento do
relatório;
c) redação: recomenda-se uma
revisão crítica do relatório considerando os seguintes aspectos: redação
(conteúdo e estilo), sequência das informações, apresentação gráfica.
Dependendo do contexto no qual o
relatório será produzido, suas características podem ser alteradas. A seguir,
alguns tipos específicos de relatório.
Relatando uma visita
técnica
O relatório de visita
técnica também pode ser utilizado para relatar viagens, incidentes
ou acidentes, resultados
finais de uma pesquisa etc. Para cada uma dessas
situações, poderá haver
uma característica diferente, uma informação a mais ou a
menos a ser colocada no
texto. O redator deve selecionar adequadamente as informações
a serem registradas e
organizá-las para conferir objetividade ao relatório.
O relatório de uma visita técnica visa
narrar um acontecimento, destacando:
• contexto;
• fatos ocorridos;
• observações realizadas;
• resultados ou conclusões.
Para relatar uma visita técnica, os
primeiros parágrafos do texto devem apresentar sucintamente as seguintes
informações:
• o que será relatado;
• onde a atividade relatada ocorreu;
• quando ocorreu;
• como ocorreu;
• por que ocorreu (com quais
objetivos);
• o nome das pessoas envolvidas.
Essas são as informações essenciais
que, na sequência, podem ser detalhadas. Para apresentar o relatório, é
importante também colocar na capa informações que contextualizem a sua
produção. Em um trabalho escolar, essas informações seriam:
• nome da escola;
• curso;
• nome do(s) aluno(s);
• título do relatório;
• local;
• data de entrega.
Num relatório de empresa também podem
ser apresentadas informações semelhantes, com algumas substituições:
• nome da empresa;
• setor ou departamento;
• nome do(s) funcionário(s),
acompanhado(s) ou não do cargo de cada um;
• título do relatório;
• local;
•
data de elaboração.
Não há padrões fixos para a formatação
de um relatório. As empresas costumam criar identidades visuais com formatação
própria para documentos técnicos e, especialmente, relatórios e correspondências.
Observe a seguir um exemplo de relatório.
Etec
Bento Quirino
Curso:
Técnico de Manutenção Eletromecânica
Aluno:
Carlos Augusto Mata
RELATÓRIO
DE VISITA TÉCNICA – Empresa SOTREQ
No dia
27 de novembro de 2009, realizou-se uma visita técnica dos alunos do 2o módulo do curso
Técnico de Manutenção Eletromecânica, da ETEC Bento Quirino (Campinas), à
Sotreq, empresa localizada no Km 111,5 da Rodovia Anhanguera, Vila Nova Veneza,
no município de
Sumaré
(SP), organizada pelo professor João Bento, que ministra a disciplina Motores
Diesel/ Sistemas de Trem de Força.
A
intenção da visita foi verificar o funcionamento de motor Diesel no
dinamômetro, assunto que foi tratado em sala de aula e necessitava de
complemento prático.
Fomos
recebidos pelo engenheiro Carmo Neves, que nos explicou, resumidamente, o que
segue: a Sotreq comercializa equipamentos para os setores de infraestrutura,
mineração, agropecuária, industrial, reflorestamento e energia. A empresa
destaca-se no mercado pelo apoio técnico especializado que oferece aos seus
clientes por meio de técnicos qualificados. A preocupação em aumentar a
produtividade dos equipamentos e em reduzir os custos operacionais surge antes
mesmo do processo de venda. A Sotreq realiza estudos de seleção, dimensionamento
de frotas e configuração de máquinas para que seus clientes obtenham o melhor
custo-benefício do seu investimento.
Depois
de conhecermos as especificidades da empresa, o engenheiro Neves nos entregou
os EPIs, explicou a necessidade de usá-los e, paramentados, fomos caminhando
pelo chão da fábrica, observando sua estrutura, seus equipamentos, o trabalho
dos técnicos, e conduzidos até o setor de testes da empresa.
Lá, nos explicaram todo o processo de motores
no dinamômetro, e o professor João, ao mesmo tempo, reforçou as bases
tecnológicas ministradas em aula, relacionando-as ao processo em questão.
Para que
melhor aproveitássemos a visita, foi feito o acionamento do motor Diesel, a
apresentação dos resultados dos medidores e a confrontação com as
especificações do fabricante.
Para
finalizar a visita, fomos assistir ao ensaio de outro motor, mais potente, além
de irmos observar um sistema de transmissão em outro dinamômetro.
RESULTADOS
A visita
foi muito positiva e estimulante. Percebemos a importância dos conteúdos que o
professor João nos transmite em sala de aula e a relação deles com a prática na
empresa. Outro resultado positivo da visita técnica está relacionado à
possibilidade de contratação de alunos para iniciar estágio na empresa. Todos
nós ficamos muito impressionados com o trabalho lá desenvolvido e o engenheiro
Carmo disse ter percebido que o grupo era composto de alunos muito interessados
e com bons conhecimentos já adquiridos.
AGRADECIMENTOS
a:
–
Associação de Pais e Mestres da Etec Bento Quirino, que arcou com as despesas
de transporte de ida e volta dos alunos – Sotreq, que abriu suas portas e nos
deu a oportunidade de ver de perto como é o trabalho de um técnico. – Professor
João Bento, pela brilhante iniciativa de contatar a empresa e nos levar até lá.
–
Engenheiro Carmo Neves, pela disponibilidade em nos receber, pelo estímulo e
conselhos dados e pelo material que disponibilizou a todos nós, como catálogos
e manuais.
FONTE: MEGID, C. M.,
CAMPANA, S. B. NÚCLEO BÁSICO- Linguagem,
Trabalho e Tecnologia. São Paulo: Fundação
Padre Anchieta, 2011