Todo texto apresenta várias possibilidades de leitura, as funções têm como objetivo levar o leitor a compreender determinado efeito, para determinado objetivo. Daí o fato de enfatizar algum recurso ficar a cargo da capacidade criativa do autor ou emissor da mensagem.
O estudo sobre as funções da linguagem requer antes de apresentar sua tipologia, no processo de comunicação e as interações das mesmas no dia a dia, conforme o papel recorrente a que se presta, lembrar que todo processo comunicativo é centrado nesses elementos, para então ser compreendida a verdadeira mensagem.
Assim podemos apresentar o emissor – que emite, codifica a mensagem; receptor – que recebe, decodifica a mensagem; canal - meio pelo qual circula a mensagem; código - conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem; referente - contexto relacionado a emissor e receptor; mensagem - conteúdo transmitido pelo emissor.
Com os elementos da comunicação temos a geração e interelação dos variados diálogos das funções, que são conhecidas como:
· Função referencial;
· Função emotiva;
· Função conativa;
· Função fática;
· Função metalinguistica;
· Função poética;
Nenhum comentário:
Postar um comentário