Antes que vocês continuem a leitura, preciso fazer uma perguntinha: já leram a segunda postagem sobre o Acordo?
Não?! Pois leiam antes desta (que é a terceira).
Agora sim, podemos prosseguir...
Bem,depois da nossa conversa achei que talvez precisássemos de ajuda para entender tanta novidade. Por isso apelei pra alguém mais sabido do que eu.
Agora com vocês...
GRUMP! (personagem criado por Orlandeli).
O novo acordo ortográfico, na verdade veio pra nos ajudar, muitas vezes escrevíamos as palavras erradas, às vezes até por preguiça de colocar acentos, e grande parte dessas palavras perderam os acentos, o que nos facilita bastante, pois agora não precisamos usá-lo. Já em relação as letras K, W e Y voltarem ao alfabeto, sou a favor pois a partir do momento em que usamos essas letras elas também fazem parte do nosso vocabulário e assim consequentemente do nosso alfabeto. Essas mudanças também ajudaram muito a todos os países que falam a língua portuguesa, assim não precisa traduzir tudo que for escrito em um determinado país para ser lido em outro em que se fala a mesma língua, ou seja, as palavras passam a ter o mesmo sentido em todos os países falantes da língua portuguesa. Annelisa 1º H Adm
ResponderExcluirRealmente, toda mudança causa confusão no início. Assim como nosso personagem, muitas pessoas irão se perder até se adaptarem com a nova linguagem. Irão procurar por atalhos, caminhos mais fáceis de aprenderem, e muitos irão se atrapalhar ainda mais. Penso nos benefícios que esse Acordo nos trará. Outros países já sofreram mudanças ortográficas, e nota-se um crescimento social, financeiro, etc. Assim esperamos também para o nosso país e países que também utilizem a nossa linguagem, um novo rumo, mais um desafio a ser vencido.
ResponderExcluirFernanda Santos 1°H ADM
Neste texto pude compreender que o novo acordo ortográfico nos ajudou a compreender e a pronunciar melhor as palavras.Com as mudanças cabe a nós buscarmos se informar através de jornais,revistas,etc; buscarmos ler,interpretar e escrever corretamente conforme o padrão da nova regra ortográfica.
ResponderExcluirVIVIAN 1°H ADM
Eu entendi, que o hominho da charge viu no computador que já estava valendo o novo acordo ortográfico. E resolveu pedir ajuda pro seu sobrinho, mais depois resolveu compra um livro.
ResponderExcluirE viu que o trema, e alguns acentos sairão da nova regra, e o k, w, y, voltarão para o alfabeto.
Mais ele nem sabia que essas letras tinha saído do alfabeto, e nem sabia que linguiça tinha trama.
Marcio André - 1° S, INFORMÁTICA
Após várias tentativas de se unificar a ortografia da língua portuguesa, a partir de 1º de janeiro de 2009 passou a vigorar no Brasil e em todos os países da CLP (Comunidade de países de Língua Portuguesa) o período de transição para as novas regras ortográficas que se finaliza em 31 de dezembro de 2015. Conforme a ABL, foi uma maneira de aproximar os países que tem como língua oficial o Português. As mudanças não foi nada que possa complicar nossa vida, como na história em quadrinhos, várias coisas já faziam parte da nossa rotina.
ResponderExcluirE temos obrigação de se acostumar e praticar a nova ortografia, como a professora Ana Margarida disse nós somos novos, estamos passando pela 1º correção ortográfica, e os mais velhos, que irão ter que se adaptar a mais uma correção. Das correções a que eu mais achei correta foi a trema, que já não era mais utilizada por nós, mais era obrigatório, por várias vezes na nossa concepção estava correto, porém na hora de uma redação era cobrado e perdido ponto.
A que eu achei mais complicado foi alguns acentos que serão utilizados em algumas palavras e outras não, são regras que temos que acostumar e utilizar.
Agora vai ser difícil, mais com tempo vamos nos acostumando, e o novo passara ser normal e rotina.
Luana Do Amaral Bastos 1ºS Informática.
Algumas palavras são difíceis de conseguirmos guardar, pois as regras são meio 'chatinhas', porém é muito importante ter essas regras, pois com isso o Português será uma língua unificada, enfim. Falada e entendida por todos.
ResponderExcluirDanielle Lourenço - 2K
Eu entendi que as mudanças do acordo ortográfico, foram feitas de forma que facilite a escrita da nossa língua,pois o português ele é muito complicado e então as mudanças ortográficas como o exemplo citado na charge do "trema da linguiça" não sera mais usado! Pois,não tinha a necessidade e a maioria das pessoas já escreviam sem o trema!Então eu acho que foi muito bom essa nova mudança na nossa escrita!
ResponderExcluirAleksander Pierre 1ºS INFORMÁTICA
Eu gostei desta história em quadrinhos, por que ela é direcionada ao público jovem, e as informações contidas nela é de fácil compreensão e entendimento, ela satiriza um pouco mas, é com o intuito de fazer o público guardar e se interessar naquilo que os personagens dialogam.
ResponderExcluirSamuel dos Santos Ferraz, 1 H - ADM.
O novo acordo ortográfico, se diferenciou com a retirada de acento agudo, circunflexo ou hífen. ''as palavras tomaram outro sentido pra algumas pessoas, tirando também a beleza da palavra, mas acredito que pela melhoria da língua portuguesa..''
ResponderExcluir1°H ADM -- Luana adriele
Nome: Renato Rodrigues Carneiro.
ResponderExcluirCurso: Eletromecânica 2ºk. Nº32.
Eu me recordo de ter lido já a uns 3 anos atrás um livro de gramática “Portugues Passo a Passo” do Professor e apresentador Pasquale em que ele comenta ter entrevistado o grande Ator e Compositor Mário Lago, e perguntou o que ele achava da reforma que tentavam nos enfiar goela abaixo e Mário disse:
- “Não tenho a menor intensão de seguir essa bobagem”. Mário dizia que não tinha mais idade para isso, e que tinha vivido a Reforma de 1943 e a de 1971, portanto sua paciência estava no limite.
Infelizmente ou Felizmente querendo ou não, o novo Acordo chegou a partir de 1º de Janeiro de 2009 “quem quiser pode seguilo”, ou seja, pode escrever de acordo com as novas normas ortográficas. Poderia valer as duas grafias a nova e a “velha” até 31 de Dezembro de 2012.
Digo “quem quiser “? É isso mesmo: o Decreto assinado pelo presidente Lula em 29/9/2008 estabelece um prazo de “acomodação” até Dezembro de 2012.
Cada cidadão tem sua opinião própria a cerca da Reforma Ortográfica muitas das vezes positivas ou negativas falam bem ou mal da reforma, aceitam ou recusam a reforma ortográfica, mas infelizmente “temos que aprender”.
Nós principalmente estudantes,vestibulando e concursando é que devemos encarar com afinco esta nova reforma pois em concursos e vestibulares passarãoa vigorar.
Imaginem só estas duas frases: “Trânsito pesado pára São Paulo” e “Trânsito pesado para São Paulo” com a reforma eslas igualaram (na escrita)só valerá (para), isso que dizer que para a percepção da diferença de sentido exigirá a leitura do texto. Enfim estas e muitas outras alterações que não citei,causarão uma pequena confusão e deveremos ficar espertos aos textos (como disse o GRUMP).
Muito embora gere alguns aborrecimentos, a reforma ortográfica vem unificar e atualizar a língua portuguesa em todas as suas variações, o que é algo de enorme importância. A língua, esse recurso tantas vezes subvalorizado, é algo que de tão corriqueiro em nossas vidas por vezes passa despercebida, mas é a ferramenta mais importante que os seres humanos têm para estabelecer laços de comunicação e extrair o melhor de suas relações.
ResponderExcluirElaine de Fátima Santos Silva 1ºH
O texto nos mostra que devemos ser pesquisadores, pois às vezes perguntamos para outras pessoas sobre determinadas coisas, novo acordo, por exemplo, e a pessoa não sabe ou na verdade nunca soube. O texto além de mostrar algumas mudanças, critica o excesso de gerúndio usado pelas pessoas: Vou estar ensaiando, vou estar postando, vou estar estudando, enfim, essa maneira de escrever e falar devia ser dissipada. Quanto ao novo acordo, pude aprender com esse texto a retirada do trema, este não será mais usado. Outra coisa que puder aprender é a retirada do acento agudo em ditongos abertos ei e em paroxítonas em oi. Ditongo é a união de duas vogais na mesma sílaba, e paroxítona é a penúltima sílaba mais forte. Exemplos: heroico, plateia e ideia. Não se deve usar também circunflexo, o chapeuzinho, em palavras terminadas em hiato, exemplo: voo. Devemos ficar mais ligados na maneira de escrever corretamente, algumas pessoas não sabiam nem o velho acordo, muito menos saberá, se não pesquisar, esse. A linguagem excessiva da internet colabora para alguns vícios de linguagem.
ResponderExcluirNome: Aline Carvalho 1ºH ADM
A história fala sobre o Novo Acordo Ortográfico,ele visa simplificar as regras da Língua Portuguesa. Ela explica por exemplo:
ResponderExcluirNão centuamos oxítonas terminadas em I ou U, a não ser que seja um caso de hiato.
Rafael Rodrigues Bizerra nº 32 1º H
O personagem da história em quadrinhos esta muito desinformado. Antes mesmo do novo acordo ortográfico, ele já usava certas palavras sem saber que estavam certas,mas no antigo acordo eram erradas.
ResponderExcluirO que me chamou a atenção foi ele ter pedido ajuda ao sobrinho, que era a pessoa que deveria saber,e ficou surpreso com a forma que ele respondeu.
ERICKA RAYANE 1°H ADMINISTRAÇÃO-NOITE
Lendo assim da para compreender bem melhor a regra do acordo ortográfico.Mas com toda a certeza ainda nos pegamos nos vicíos da antiga linguagem agora é si adaptar e logo.! E temos que ser super- homens e aprender rápido.Com esses quadrinhos, e com a explicação da postagem 2, até parece ser fácil.
ResponderExcluirJuliane Maciel 1°H ADM
As tiras alem de destacar bem sobre a reforma ortográfica principalmente em algumas palavras grafadas,é também um meio de ensinar através de um modo diferente, digamos extrovertido.
ResponderExcluirvem destacar também o uso da linguagem de forma informal principalmente por jovens pela internet,e que o uso dessa linguagem pode afetar a utilização da colocação formal da língua em ambientes diferentes.
Alana de Carvalho Camargo H1ºADM
Falar sobre o 'NOVO' Acordo Ortográfico não é algo simples, pois este assunto tem muitas vertentes. Inclusive ao fato da recusa de Portugueses Tradicionalistas que o relatam como sendo um Acordo Brasileiro que vem para, de certa forma, punir os primeiros pelos assuntos mal resolvidos na colonização, como disse Joao Ferreira Dias em uma entrevista: "Desta forma, só consigo vislumbrar uma razão simples para que o Acordo Ortográfico seja visto como uma abominação – o facto de ser um acordo com o Brasil. Sendo assim, o problema nada tem a ver com a grafia mas reside antes em recantos da xenofobia e do preconceito, resultantes de processos civilizacionais mal resolvidos."
ResponderExcluirNão penso como ele, mas também me oponho a tal mudança, mesmo que os países compartilhem um mesmo idioma, são diferentes em suas particularidades e perderão sua identidade com a oficialização do Acordo, por mais simples que o seja.
Rafael Lucas Silva dos Santos - 2º K
Olá professora, eu já postei aqui hoje de manhã só que esqueci de colocar meu nome, por isso estou re-postando com o meu nome.
ResponderExcluirOlá professora!
Bom, o que deu pra entender sobre esses novos posts do acordo ortográfico foi a mudança na escrita que não interfere na pronuncia, mas sim, ela existe! E também modo com usávamos e como estamos usando essas mudanças, um exemplo bem simples é a "linguiça" que antes era "lingüiça". Acho que o fato de tirarem a trema deixa o aluno mais tranquilo (que antes era tranqüilo), pois agora não tem que se preocupar tanto em decorar regras de acentuação, pois com ou sem acento está correto. O aluno só tem que se adaptar com essas regras e isso é o que diz tanto na seção de slides, como na seção de quadrinhos, o fato de se adaptar com essas novas regras.
Por: Paula Fernanda Zago de Oliveira - 1S - Informatica
As novas regras que se referem a acentuação das palavras e uso do hífen geram muitas duvidas e assim devemos estar sempre atentos, sem ter medo de consultar o dicionário. Com ou sem o consentimento de todos devemos aceitas que estas regras estão valendo e são elas que vamos ter que seguir.
ResponderExcluirIsabelle Karoline 1H ADM
De acordo com as duas postagens sobre o acordo ortográfico chego a conclusão que as novas regras fazem com que a escrita se torne mais simples, mas essas regras vão ser dificilmente aceitas no dia a dia das pessoas que já tem a força de hábito de colocar o acento em palavras como "idéia" e "vôo". Como tudo em nossas vida, teremos que nos habituar ao novo acordo.
ResponderExcluirJosiane Ribeiro 2K - Eletromecânica
Bom, a partir dessa história em quadrinhos pude perceber o quanto é mal utilizada as regras ortográficas , achei muito importante esse material , pois é dele que podemos melhorar a nossa escrita , assim como o sobrinho do personagem, que além de não saber sobre a reforma ortográficas mal sabia escrever corretamente. Por isso que sempre devemos ficar atentos com essa nova reforma mesmo sendo virtualmente como fez o personagem principal da história .
ResponderExcluirAluno: Fernando Nº:13 Turma: 2ºK
Ao ler a história em quadrinhos percebi o quão a maneira de se escrever virtualmente faz mal para a escrita, percebi isso quando o principal foi pedir ajuda ao seu sobrinho e seu sobrinho escreveu daquela maneira completamente errada. No decorrer da história percebe-se que o principal escrevia muita coisa sem os acentos corretos e isso me fez perceber que devemos estar sempre a parte de toda reforma ortográfica e está sempre procurando escrever corretamente, até mesmo na internet. Para que isso já sirva como exercício para não cometer erros de ortografia.
ResponderExcluirAluna: Melissa Alanna Nº:29 Turma: 2ºK
Hoje em dia as pessoas estão acostumadas com a tecnologia, internet e correções automáticas de texto, não se preocupando com a forma correta da escrita. Isso passa cada vez mais despercebido, pois a linguagem da internet esta pouco a pouco se tornando a linguagem mais usada, não dando muita importância a palavras simples do dia a dia (você se tornou "vc", muito se tornou "mto", entre outros).
ResponderExcluirSimone Cristina 1 H
Este texto deixa bem claro quanto é tão pouco importante para a maioria das pessoas alguns dos itens modificados no novo acordo ortográfico, desde que as palavras escritas sejam bem entendidas para o seu leitor alvo.
ResponderExcluirRuan Carlos de Souza Dias 1ºS Informática
Esse exemplo mostra o quanto as pessoas não se importam mais com os erros e as mudanças na ortografia ainda escrevemos na maneira antiga, mas não ligamos para isso desde que o leitor esteja entendendo o que estamos querendo dizer. Também temos um exemplo da linguagem "Internetês" que abreviam muitas palavras, mais isso não impede que a outra pessoa intenda o que queremos passar para ela por isso, as mudanças ortográficas estão sem uma menor importância para muitos.!
ResponderExcluirVitor Ramon Vieira- 1°S de Informática
Na minha opinião ele esta certo e não ficar acomodado e tecnologia deixar a tecnologia fazer tudo por ele e procurar ajuda para aprender,que os livros escritos por profissionais são os melhores meios de aprender,mas ele podia procurar ajuda de um professor se ele quiser entender melhor sobre a nova ortografia,e relação ao sobrinho dele os jovens só falam gírias e esquecem o português.
ResponderExcluirJonas Couto 1ºS Informática