A língua permite a comunicação; precisamos dela para expressar nossas ideias e principalmente nossos sentimentos, nossos desejos, e até nossos sonhos.
"O espelho e os sonhos são coisas semelhantes, é como a imagem do homem diante de si próprio." (José Saramago)
Existem diferentes variações ocorridas na língua, entre elas estão:
Variação Histórica - Aquela que sofre transformações ao longo do tempo. Como por exemplo, a palavra “Você”, que antes era vosmecê e que agora, diante da linguagem reduzida no meio eletrônico, é apenas VC. O mesmo acontece com as palavras escritas com PH, como era o caso de pharmácia, agora, farmácia.
Variação Regional - São as variações ocorridas de acordo com a cultura de uma determinada região, tomemos como exemplo a palavra mandioca, que em certas regiões é tratada por macaxeira; em outras como aipim. . Variação Social - É aquela pertencente a um grupo específico de pessoas. Neste caso, podemos destacar as gírias, as quais pertencem a grupos de surfistas, tatuadores, entre outros; a linguagem coloquial, usada no dia a dia das pessoas; e a linguagem formal, que é aquela utilizada pelas pessoas de maior prestígio social. Fazendo parte deste grupo estão os jargões, que pertencem a classes profissionais mais específicas, como é o caso dos médicos, profissionais da informática, dentre outros.
A partir de agora este blog estará à disposição de vocês. Aqui serão colocados os assuntos tratados na aula da semana, textos para complementar nossas aulas, exercícios, vídeos etc. Fiquem à vontade para sugerir assuntos. As postagens de vocês passarão, naturalmente, por uma triagem e só depois serão publicadas. Um abraço. Ana M.